terça-feira, 21 de julho de 2009

O pecado do homem

O rei Davi foi um homem, considerado pelo próprio Deus, segundo o coração dEle, mas isso não evitou que Davi pecasse, que caísse. Davi, num momento de fraqueza não vigiou e o seu pecado manchou toda sua trajetória de vida abençoada por Deus.
No Salmo 51, Davi faz a oração mais desesperadora de sua vida: “Tem misericórdia de mim, ó Deus...”, pois ele sabia que para o seu pecado não adiantaria pedir perdão, somente a misericórdia de Deus poderia valer. Davi não pronunciou nenhuma palavra de desculpa, pois somente a graça poderia ajudá-lo naquele momento.
Em sua oração, Davi vê a necessidade de purificação: “Lava-me... Purifica-me... Apaga as minhas transgressões...” Porque o pecado não pode ser escondido, ele tem de ser limpo, removido para que em algum outro momento não apareça as marcas novamente.
Davi pede ao Senhor que nunca retire dele o Espírito Santo de Deus. Embora Deus não deixe os seus filhos sós, o Espírito Santo fica entristecido e não opera mais como dantes, e a ausência dessa operação maravilhosa é o que causa a morte espiritual na vida de uma pessoa. Uma pessoa que não tem a atuação do Espírito Santo em sua vida também perde a alegria da salvação, sem ela não há esperança, a vida perde o brilho, o sabor e traz a tristeza do mundo, onde impera a morte.
Quando deixamos o pecado afetar as nossas vidas pela falta de vigilância, compartilhamos desse sentimento de Davi e passamos a entender melhor o que ele sentiu ao prostrar-se aos pés do Senhor e implorar, não por perdão, mas por misericórdia. Na oração de Davi, ele sabia que Deus não tinha prazer em sacrifícios, porque a Terra e sua plenitude são de Deus, mas era preciso oferecer algo em troca do perdão, da graça de Deus, que é o favor que não merecemos. Como fazer para que Deus olhasse para um pecador miserável e tivesse misericórdia. Davi disse: “...a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”
Hoje também possuímos o mesmo recurso que Davi possuía, se você pecou, sente-se o mais miserável, sujo e imundo dos homens, você pode achegar-se à Deus e rogar por misericórdia com um coração quebrantado que Deus conhece a tua sinceridade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que mirada tan dulce tienes, es digna de un ángel tan bello como vos!
: jfrancisco70@hotmail.com
francisco